Quadro psicótico agudo: entenda o diagnóstico da ex-BBB Vanessa Lopes

Vanessa Lopes desistiu de competir no BBB24 para cuidar da saúde mental. A criadora de conteúdo foi diagnosticada com quadro psicótico agudo

Quadro psicótico agudo: entenda o diagnóstico da ex-BBB Vanessa Lopes

A influenciadora digital Vanessa Lopes, 22 anos, revelou ter sido diagnosticada com “quadro psicótico agudo”. O transtorno foi o motivo que a levou a desistir do Big Brother Brasil 24 em 19 de janeiro e se manter reclusa.

“Segundo meu psiquiatra, tive um quadro psicótico agudo, que é como se a minha mente rompesse com a realidade”, disse a criadora de conteúdo em entrevista ao Fantástico exibida no domingo (18/2).

O que é transtorno psicótico agudo?

O transtorno psicótico agudo é um tipo de psicose com menor duração que pode ser desencadeado por uma gama de fatores. De acordo com o psiquiatra Flávio H. Nascimento, de Brasília, ele é geralmente causado por uma situação de estresse extremo. Traumas, privação de sono e ambiente hostil, entre outros, também podem estar relacionados ao transtorno psicótico breve.

“Cada caso é muito específico dependendo do paciente. No entanto, existem alguns pontos que podemos observar: o transtorno psicótico agudo, por exemplo, é um tipo de psicose que dura entre 24h e um mês. Ele pode se assemelhar com a esquizofrenia e incluir delírios, alucinações e dificuldade para manter pensamentos organizados”, explica.

É de extrema importância identificar as situações que desencadeiam o quadro para direcionar o tratamento adequadamente.

Vanessa Lopes posa de vestido amarelo durante o Réveillon - Metrópoles
Vanessa Lopes abre o coração sobre saída do BBB24: “Não estava bem”

Sintomas

O transtorno psicótico agudo apresenta variações de acordo com cada paciente, mas alguns sintomas podem ser facilmente identificáveis, como os apresentados por Vanessa, e merecem atenção. Entre eles, destacam-se:

  • Delírios;
  • Alucinações;
  • Discurso desorganizado;
  • Comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico.
0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!